Ter um santo de devoção é mais do que um título, é uma relação de intimidade com alguém que nos ajuda pela sua vida, e alguém que é ponte para nós, hoje como intercessor na eternidade (Cristo é o grande intercessor/mediador entre nós e o Pai)!
Os santos existem para nos mostrar, primeiramente, que a santidade não é inalcançável, que existe um caminho de luta e combate para chegarmos nela, mas que é possível! Coragem, temos bons exemplos!
Um santo de devoção pode ser escolhido por identificação: por exemplo, eu tenho uma forma ou um jeito de comunicar com Deus e me identifico com este santo, então, vou buscar conhecer mais, ler, aproximar-me e, sobretudo, porque me identifico com a busca de santidade que Ele viveu!
Um santo de devoção pode acabar por ser uma escolha, primeiramente de Deus, do santo e uma escolha nossa, de reconhecimento e aceitação!
O que é devoção?
Devoção do latim devotione significa afeição, dedicação, sacrifício e culto.
Simplificando: Devoção é quando a gente faz uma ação com a decisão de dar a Deus o que é de Deus.
Por exemplo: Quando rezamos um terço ou uma novena, estamos dedicando nosso tempo, atenção, nosso esforço para estar ali inteiro, amando e pensando em Deus.
O objetivo da DEVOÇÃO é sempre AMAR mais a DEUS. E as práticas de oração são como uma estrada que nos leva ao caminho do amor.
As devoções trazem consigo muitas promessas! Jesus prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque que todas as pessoas que comungarem na primeira sexta-feira do mês, durante 9 meses seguidos, seu Coração seria o abrigo seguro nos últimos instantes da sua vida.
Não morreriam sem sua graça! As devoções não são só práticas, mas momentos de oração que transformam o nosso coração e nos tornam mais parecidos com Jesus.
Quando ouvimos alguém dizer “Sou devoto do Santo Antônio”, ou “Sou devoto de Santa Rita de Cássia”, que dizer que essa pessoa gosta da história, do caminho que aquele santo ou santa fez para aprender a amar mais a Deus e o próximo. Os santos fizeram o caminho deles, buscaram, acima de tudo, amar mais a Deus, por isso chegaram ao Céu.
Devocionário: É um conjunto de orações e práticas religiosas que nos ajudam a crescer na fé e na caridade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário