Ano Novo, novas metas, novas resoluções… Todos parecem que ganham fôlego extra no dia primeiro de janeiro. Como diz São Josemaria Escrivá, “Ano Novo, luta nova!”. E realmente podemos usar esse impulso para o bem da nossa vida com Deus. Nesse texto, gostaríamos de falar das devoções que a Igreja dedica para cada mês do ano. Um verdadeiro itinerário espiritual para o ano que se inicia.
Vamos conversar um pouco sobre cada uma delas. Ao final, queremos de maneira sincera que todos se sintam tocados a viver o ano imerso na riqueza da Santa Igreja Católica.
Por que há devoções da Igreja para cada mês do ano?
Uma leitura profunda da história da Igreja nos faz compreendê-la da mesma forma que a vida do próprio Cristo. Jesus foi criança e escolheu passar pelo amadurecimento físico, tal qual qualquer ser humano. Analogamente, podemos dizer o mesmo da Santa Igreja. A lista dessas devoções não foi algo pronto, que surgiu de uma reunião. Foi gradualmente sendo amadurecida, seja por algum evento, seja por alguma celebração específica.
Dito isso, é bom dizer que essa lista ainda pode sofrer alterações de acordo com a região e com as devoções geograficamente tenham sido mais relevantes. É a beleza de uma Igreja Una!
Lista devoções da Igreja para cada mês do ano
Janeiro: Santíssimo Nome de Jesus
Fevereiro: Sagrada Família
Março: São José
Abril: Eucaristia e Espírito Santo
Maio: Virgem Maria
Junho: Sagrado Coração de Jesus
Julho: Preciosíssimo Sangue de Cristo
Agosto: Vocações
Setembro: Bíblia
Outubro: Rosário
Novembro: Almas do Purgatório
Dezembro: Advento e Natal
As devoções da Igreja para cada mês do ano em detalhes
Janeiro: Santíssimo Nome de Jesus
O mês de Janeiro é dedicado ao Santíssimo Nome de Jesus em honra à circuncisão de Jesus, oito dias após o Natal, momento em que foi dado seu Santo Nome. Uma dica para nos lembrarmos dessa devoção é rezar a Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus.
Fevereiro: Sagrada Família
A dedicação do mês de Fevereiro à Sagrada Família vem de uma lógica bíblica temporal. A ideia é: Jesus ficou 30 anos em silêncio, escondido no seio familiar. Então, seguido o tempo do Natal e antes do tempo quaresmal, devemos meditar sobre a realidade de Jesus, Maria e José. O livro “Ensinamentos da Sagrada Família” do Padre Julio Maria de Lombaerde é uma dica!
Março: São José
Em 19 de março, celebramos a festa maior de São José, motivo pelo qual esse mês é reservado à sua devoção. Ótimo momento para lermos o livro Vida e Glórias de São José e usarmos e abusarmos do Devocionário a São José!
Abril: Eucaristia e Espírito Santo
Em abril, na grande maioria das vezes, temos a Páscoa e sempre o tempo Pascal. Portanto, é época extremamente propícia à meditação sobre a Eucaristia e o Espírito Santo, tão relevantes para o contexto desse tempo. Podemos reservar o tempo para a leitura do livro “A Divina Eucaristia”.
Maio: Virgem Maria
Repleto de festas marianas, o mês de Maio é consagrado à Virgem Maria! Cada um possui uma forma única e pessoal de demonstrar todo amor à Santíssima Mãe de Deus, então algumas sugestões são:
Junho: Sagrado Coração de Jesus
Comunicada a Santa Margarida Maria Alacoque, essa devoção vem se difundindo pelo mundo, culminando em graças todos que a praticam com piedade e fidelidade. Junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração, momento em que devemos com especial carinho realizar o cerne da devoção: adoração Eucarística e Comunhão.
Julho: Preciosíssimo Sangue de Cristo
Uma só gota do Sangue de Cristo pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa. Essa festa é celebrada no primeiro domingo do mês e por isso sua devoção se estende ao resto do mês. Sugestão: rezar a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus.
Agosto: Vocações
Vocação religiosa, sacerdotal, matrimonial e laical. Todas são lembradas em cada um dos domingos do mês de agosto. Uma dica para viver bem o mês é dedicar uma oração especial para cada uma das vocações que enriquecem nossa igreja.
Setembro: Bíblia
Mês em que também celebramos o dia de São Jerônimo, tão importante para a tradução das Sagradas Escrituras, Setembro é dedicado à Bíblia. Ótimo momento para fortalecer a Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia.
Outubro: Rosário
Em 7 de outubro, fazendo lembrança à vitória na batalha de Lepanto, celebramos Nossa Senhora do Rosário. O mês é, então, dedicado a uma das devoções mais difundidas de toda a Igreja. Uma dica é rezar pelo menos um terço a mais do que o de costume.
Novembro: Almas do Purgatório
Pelo fato de em 2 de novembro fazermos memória aos fiéis falecidos, o mês de novembro é dedicado às almas do Purgatório, sendo que podemos lucrar indulgências para essas almas em caso de visita ao cemitério, oração pelo Papa, comunhão e confissão sacramentais, nos primeiros 8 dias do mês.
Dezembro: Advento e Natal
Finalizando o ano, não poderia ser diferente que seja um mês dedicado ao Advento e ao Natal. Meditamos com especial atenção a Encarnação do Verbo. Além de leituras espirituais voltadas ao tempo citado, podemos escutar os belíssimos cantos natalinos e meditar usando o Presépio.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário