segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

O Escapulário de São José, Origem e como usar este Sacramental

O Escapulário de São José

    Esta devoção deve a sua origem à Madre Maria da Cruz, uma religiosa terciária regular franciscana, superiora geral da sua congregação, ajudada na sua obra por um religioso de santa memória, o R. P. Pierre Baptiste, capuchinho. Este escapulário foi aprovado a 23 de janeiro de 1893, na festa do Casamento da Santíssima Virgem e de São José, pelo Papa Leão XIII, confiando a sua difusão aos Frades Menores Capuchinhos. 

Detalhes do Escapulário de São José

    Sobre os quadrados amarelos do escapulário são cosidas duas imagens. A imagem do primeiro lado lembra a missão de São José como Protetor do Divino Menino na sua infância sobre a terra e para todos os fiéis da Igreja de Cristo. É uma imagem de São José levando o Menino Jesus no seu braço direito e um lírio na sua mão esquerda. Por baixo da imagem está escrito: "São José, Protetor da Igreja, rogai por nós".

No segundo lado encontra-se uma imagem lembrando o papel de São José como muralha dos Papas e protetor da Igreja. É a visão de uma pomba que sobrevoa as Chaves de São Pedro. Por baixo da imagem está escrito: "O Espírito do Senhor o conduz".

O escapulário de São José tem três objetivos:

1. ELE OBTÉM-NOS O SOCORRO NECESSÁRIO NAS NOSSAS LUTAS QUOTIDIANAS FAZENDO-NOS LEMBRAR AS TRÊS PRINCIPAIS VIRTUDES DE SÃO JOSÉ: A HUMILDADE, A MODÉSTIA E A PUREZA.

2. A COR AMARELA SIGNIFICA A JUSTIÇA E A SANTIDADE DE SÃO JOSÉ, O ROXO A SUA MODÉSTIA E HUMILDADE E O BRANCO SUA PUREZA PERFEITA.

3. INVOCAR SÃO JOSÉ COMO PROTETOR DA IGREJA PARA QUE ELE A FORTIFIQUE E PROTEJA.

É também um grande socorro para o fiel no momento da sua última agonia, pois São José é o padroeiro da boa morte.

Para obter as graças desta devoção, é preciso que um sacerdote abençoe e imponha o escapulário segundo o ritual; que se traga dia e noite, exceto em casa de impossibilidade, e que se diga cada dia a invocação:

São José, nosso protetor, rogai por nós!

Se já se trouxer outro escapulário (assim como o de Nossa Senhora do Carmo), não se devem cozer os dois juntos de tal forma que fiquem como sendo um único. Para conservar seus privilégios, apenas se poderá prender por dois pontos de costura as extremidades dos dois cordões.

No caso de não mais se poder trazer esse escapulário por uma causa razoável poder-se-á substituí-lo por uma medalha (benta) de São José.

Bênção e imposição do escapulário


(Decreto da Sagrada Congregação dos Ritos de 18 de Abril de 1893)

Recebe-se o escapulário de joelhos, o sacerdote, revestido de sobrepeliz e da estola branca, começa assim:

O nosso auxilio está no nome do Senhor.
R. Que fez o Céu e a Terra.

O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.

V. Oremos: 
Senhor Jesus Cristo, que quiseste ser confiado à guarda de São josé, o esposo de Maria Vossa Mãe Imaculada, dignai-vos abençoar este vestido instituído para proteger os fiéis da Vossa Igreja, para que o seu servo (a sua serva) Vos possa servir piedosamente e em segurança sob a proteção do mesmo São José, Vós que viveis e reinais por todos os Séculos dos séculos.
R. Amém.

Depois, o Sacerdote asperge o escapulário com água benta e impõe-o dizendo:


Recebei, irmão (irmã), o Escapulário de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria, para que debaixo da sua guarda e proteção, sejais ao abrigo das insidias do demônio, e chegais à vida Eterna. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
R. Amém.

São José, nosso Protetor, rogai por nós!


Pode-se ganhar uma Indulgência plenária (nas condições do costume, confissão nos oito dias, sagrada comunhão no mesmo dia, rogar pelas intenções do Santo Padre o Papa, a exaltação da igreja, a propagação da fé, a extirpação da heresia, a conversão dos pecadores, a concórdia entre os príncipes cristãos) no dia da recepção, assim como nas festas de Natal, da Sagrada Família, da Purificação de Nossa Senhora, e de São José (19 de Março e 1 de Maio), se trouxer habitualmente este escapulário, e renovando nesses dias seu compromisso na associação.

Saiba como adquirir o Escapulário de São José: 12 99639-5642

Nenhum comentário:

Postar um comentário