domingo, 28 de março de 2021

Como Lucrar As Indulgências Plenárias do Ano de São José



DECRETO


Com o qual concede-se o dom de Indulgências especiais por ocasião do Ano de São José, anunciado pelo Papa Francisco para celebrar 0 150º aniversário da declaração de São José como Patrono da Igreja Universal.

Por meio do Decreto da Penitenciária Apostólica  (mais antigo dicastério da Cúria Romana) e em conformidade com a vontade do Papa Francisco nos é concedido as Indulgências Plenárias, segue as formas para lucrar as  indulgências durante todo o Ano de São, de 08 de dezembro de 2020 a 08 de dezembro de 2021.


a) São José autentico homem de fé, nos convida a redescobrir a relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade na oração, a pôr-se na escuta e corresponder com profundo discernimento a vontade de Deus. Concede-se a Indulgencia Plenária a quantos meditarem por ao menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, ou ao participarem a um Retiro Espiritual de ao menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.

b) O Evangelho atribui a São José o título de "homem justo" (cf. Mt 1,19): ele, guardião do segredo intimo que está exatamente no fundo do coração e da alma", depositário do mistério de Deus e portanto, patrono ideal do foro interno, nos impulsiona a redescobrir o valor do silencio, da prudência e da lealdade ao cumprir os próprios deveres. A virtude da justiça praticada de maneira exemplar por José foi plena adesão a lei divina, que é lei de misericórdia, "porque é exatamente a misericórdia de Deus que leva ao cumprimento da verdadeira justiça". Portanto, aqueles que, sob o exemplo de São José, cumprirem uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, poderão igualmente alcançar o dom Indulgencia Plenária.

c) O principal aspecto da vocação de São José foi o de ser guardião da Sagrada Família de Nazaré, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria e pai legal de Jesus. Afim de que todas as famílias cristãs sejam estimuladas a recriar o mesmo clima de intima comunhão, de amor e de oração que se vivia na Sagrada Famíliaconcede-se Indulgência plenária para a recitação do Santo Rosário nas famílias e entre os noivos.

d) O Servo de Deus Pio XII, em 1º de maio de 1955, instituía a festa de São José Operário, com o intuito que por todos se reconheça a dignidade do trabalho... Poderá, portanto, alcançar a Indulgencia plenária todo aquele que confiar a cotidianamente a própria atividade à proteção de São José e todo fiel que invocar com orações a intercessão do Operário de Nazaré, a fim de que, quem estiver em busca de trabalho possa encontrar uma ocupação e o trabalho que seja mais digno para todos.

e) A fuga da Sagrada Família para o Egito mostra-nos que Deus está onde o homem está em perigo, onde o homem sofre, onde ele foge, onde experimenta a rejeição e o abandono. Concede-se a Indulgencia planária aos fieis que recitarem as Ladainhas a São José, ou qualquer outra oração a São José , própria das tradições litúrgicas, em favor da Igreja perseguida ad intra e ad extra e para o alívio de todos os cristãos que padecem toda forma de perseguição.

Para reafirmar a universalidade do patrocínio de São José sobre a Igreja, em acréscimo as supramencionadas ocasiões, a Penitenciária Apostólica concede a Indulgência plenária aos fieis que recitarem qualquer oração legitimamente aprovada ou ato de piedade em honra de São José , por exemplo, "A ti, ó bem aventurado José", especialmente por ocasião dos dias 19 de março e 1º de maio, na festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, no Domingo de São José (segundo a tradição bizantina), no dia 19 de cada mês e toda quarta-feira, dia dedicado à memória do Santo segundo a tradição latina.

No atual contexto de emergência sanitária, o dom da Indulgência plenária se estende aos idosos, aos doentes, aos agonizantes e a todos aqueles que por motivos legítimos estejam impossibilitados para sair de casa, os quais com o ânimo desprendido de qualquer pecado e com a intenção de cumprir, logo que possível, as três condições habituais, na própria casa ou onde o impedimento os retenha, recitarem um ato de piedade em honra de São José, conforto do enfermos e Patrono da boa morte, oferecendo com confiança a Deus as dores e as dificuldades da própria vida.

A fim de que o alcance da graça divina por meio do poder das Chaves seja pastoralmente facilitado, esta Penitenciaria roga vivamente que todos os sacerdotes providos das oportunas faculdades, ofereçam-se com ânimo disponível e generoso para a celebração do Sacramento da Penitência e administrem frequentemente a Santa Comunhão aos enfermos.

"As disposições para lucrar as Indulgências continuam as mesmas, estar me estado de graça, que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração (Pai-Nosso, Ave Maria e o Creio) pelas intenções do Papa. Em caso de impedimentos de força maior, a pessoa deve ter a intenção de cumpri-los o mais rápido possível e deve desprender-se completamente do pecado".

O presente Decreto é válido para o Ano de São José, não obstante qualquer disposição contrária.  

Dado em Roma, na sede da Penitenciária Apostólica, 8 de dezembro de 2020, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.


Mauro Cardeal Piacenza

Penitenciário Mor



Deus os abençoe!

José João

Nenhum comentário:

Postar um comentário